INMET ALERTA PARA RISCO DE CHUVAS INTENSAS ACOMPANHADA DE VENTOS FORTES COM RISCO DE QUEDA DE GRANIZO NA REGIÃO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA

 
O mês de fevereiro começa com a atuação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um dos principais sistemas responsáveis pelos períodos de chuva mais persistente no Brasil durante o verão.

Esse padrão atmosférico favorece a formação de extensas áreas de instabilidade, com chuva mais frequente e aumento do risco de episódios de chuva forte, recorrente e transtornos associados.

Em comparação com os dois últimos episódios, este novo evento apresenta uma diferença relevante: o eixo da ZCAS deve atuar um pouco mais ao sul. Com isso, os impactos tendem a ser mais significativos sobre São Paulo, parte do Mato Grosso do Sul e todo o estado do Rio de Janeiro.

A chuva persistente sobre áreas já úmidas aumenta o risco de alagamentos, enxurradas, elevação de córregos e rios, além de deslizamentos de terra em regiões de encosta.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para possibilidade de tempestade em todo o estado do Rio de Janeiro. O alerta, que é válido até a noite desta quarta-feira (04), prevê a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

A chuva pode vir acompanhada de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Fonte: SF Notícias

Comentários