PODEROSA “TEMPESTADE SOLAR” ATINGE A TERRA E PODE PROVOCAR APAGÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E DERRUBAR REDES DE INTERNET

 
A Sociedade Geológica Britânica alerta que a Terra está prestes a ser atingida pela mais forte tempestade solar em mais de duas décadas.

O Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA também atualizou sua previsão de G3, que significa “forte”, para G4, indicando condições “severas” para esta quinta-feira (13/11).

Enquanto isso, a Sociedade Geológica Britânica disse que a tempestade que se aproxima pode atingir os “níveis mais altos do G5” ou condições “extremos”.

“Com base em observações de satélite, esperamos que este evento seja significativo”, escreveu a agência. “As primeiras indicações são de que as medições terrestres de partículas movidas a energia solar são algumas das maiores registradas desde 2005.”

As tempestades geomagnéticas são o resultado do aumento da atividade solar quando o Sol libera uma barragem de partículas carregadas. Estas partículas podem causar estragos no GPS e nos satélites de comunicações que orbitam o nosso planeta e até interferir com equipamentos terrestres se entrarem na atmosfera protetora da Terra.

Na verdade, a tempestade solar em curso está se mostrando tão perigosa que a Blue Origin, de Jeff Bezos, cancelou a segunda tentativa de lançamento de seu foguete New Glenn na terça-feira, após tentativas anteriores devido ao mau tempo.

O enorme foguete tinha como objetivo lançar duas espaçonaves da NASA com destino a Marte, ESCAPADE, ao espaço.

“O novo Glenn está pronto para ser lançado”, escreveu a empresa em um tweet. “No entanto, devido à elevada atividade solar e ao seu impacto potencial na sonda ESCAPADE, a NASA está a adiar o lançamento até que as condições meteorológicas espaciais melhorem.”

“Atualmente estamos avaliando oportunidades para estabelecer nossa próxima janela de lançamento com base na previsão do clima espacial e na disponibilidade de alcance”, acrescentou a empresa.

Em outubro de 2024, a NASA anunciou que o Sol atingiu o seu máximo solar, a parte mais ativa do seu ciclo de 11 anos. Mas, a julgar pelas últimas previsões, essa actividade está longe de desaparecer tão cedo.

É difícil prever exatamente quando uma tempestade ocorrerá ou quão forte ela será.

A Sociedade Geológica Britânica observou: “Como acontece com qualquer previsão, não é possível dizer com certeza quão grande será a tempestade”. “As tempestades solares viajam do Sol e podem atingir a Terra em 17 horas, embora possam demorar significativamente mais.”

As consequências podem ser significativas. Em maio de 2024, por exemplo, uma tempestade solar G5 causou a avaria repentina de tratores e outros equipamentos agrícolas que dependiam de GPS e outras tecnologias de navegação.

Em outubro de 2024, uma tempestade separada causada por uma enorme explosão solar desencadeou um apagão temporário de rádio na Terra.

Por outro lado, a mais recente explosão de partículas da tempestade geomagnética está interagindo com a atmosfera da Terra de maneiras espetaculares, causando auroras impressionantes em toda a América do Norte e no extremo sul do Alabama.

Fonte: UOL

Comentários