A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana e o Tiro de Guerra 01-001 realizaram nesta quinta-feira (16/11) uma solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira. A cerimônia contou com a presença do prefeito Paulo Sergio Cyrillo; o chefe de Instrução do TG, 1º sargento EB Everaldo de Oliveira Almeida; do subtenente da PM, José Marcio de Almeida, secretários municipais, vereadores (José Luiz Rezende e Kleber Reis); alunos, professores e diretores das escolas municipais, Anacleto José Borges, Pimentel Marques e Mariquinha Batista e da escola Trenzinho da Alegria.
As bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e de Bom Jesus do Itabapoana foram hasteadas pelo prefeito, o subtenente PM e o sargento Everaldo, e as alunas Alicia Maria (Anacleto), Thaila (Pimentel Marques) e Luísa Chrisostomo (Trenzinho) enquanto cantavam os hinos Nacional, da Bandeira e a marcha a Bom Jesus do Itabapoana.
A solenidade também teve a presença dos atiradores do TG, da guarnição da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro e a Guarda Civil Municipal de Bom Jesus.
“Quero agradecer a todos que estão aqui presentes. Precisamos ressaltar a importância de desde pequenos de criar respeito à nossa bandeira”, comentou o prefeito.
A bandeira forma junto com o Hino Nacional, as armas e o Selo Nacional, os símbolos do Brasil. A versão com as cores que representam o país, verde e amarela, só começou a ser usada em 1822. Elas foram previstas em um decreto, que dizia que verde simbolizaria a casa de Bragança, de Dom Pedro I, e o amarelo faria referência à casa de Habsburgo, de Dona Leopoldina.
Só em 1889, com a Proclamação da República, a bandeira mudou, primeiro sendo adotada uma provisória, por quatro dias, inspirada na bandeira americana e que apresentava 13 listras, como referência às 13 colônias que o Brasil tinha à época.
A nova bandeira foi criada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. Tem 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. De acordo com a Lei Nº 8.421/1992, as estrelas que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889, momento da proclamação.
ASCOM PMBJI / Blog Alan Gonçalves
Comentários
Postar um comentário