Veja o vídeo da reportagem do ESTV da TV GAZETA SUL
No último sábado (16/05/2019), uma equipe de reportagem da TV GAZETA SUL, foi as ruas do município de Guaçuí ouvir a opinião dos moradores sobre as prisões que ocorreu no município na última quinta-feira (16/05), e indignados com o caso, a população se mostrou revoltada por conta da roubalheira que vem sendo feita com o dinheiro público na cidade.
Confira o vídeo da reportagem acima.
Operação Ouro Velho em Guaçuí
Servidores da prefeitura e Câmara de Guaçuí foram presos na manhã desta quinta-feira (16/05/2019) durante a Operação Ouro Velho, do Ministério Público Estadual (MPES), que investiga fraudes em licitações e editais. Seis mandados de prisão preventiva foram cumpridos, restando apenas um.
O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa formada por servidores públicos de setores da prefeitura e da Câmara Municipal de Guaçuí que atuam para obter direta e indiretamente vantagem econômica com a prática de diversas infrações penais.
Treze mandados de busca e apreensão também foram cumpridos nos municípios de Guaçuí e Alegre, pela equipe do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Sul), com apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar.
Investigações
As investigações apontam que os integrantes da organização criminosa se uniram para combinar editais, frustrar procedimentos licitatórios e divulgar dados sigilosos, tais como quem participaria das concorrências, quais as propostas feitas e quem ganharia o certame.
Constatou-se que as fraudes às licitações ocorriam a partir da elaboração dos editais, para permitir a vitória das partes interessadas. Há, portanto, indícios contundentes das práticas dos crimes de organização criminosa, fraude em licitação e peculato.
Secretário de educação de Guaçuí recebe alvará de soltura
O secretário municipal de Educação de Guaçuí, Vanderson Pires Vieira, um dos que foi apontado como suspeito na operação Ouro Velho, teve o alvará de soltura expedido pela Justiça, nesta sexta-feira (17/05).
O juiz Bruno Fritoli Almeida, concedeu ao secretário, liberdade provisória, mediante o cumprimento de algumas condicionantes, entre estas o afastamento cautelar do cargo de secretário.
Segundo informações da Prefeitura Municipal de Guaçuí, ainda não foram nomeados novos secretários de Educação, Agricultora e Saúde porque só no final do dia, nesta sexta-feira, o município foi oficialmente sobre o processo. E só então poderá tomar as medidas cabíveis.
Blog Alan Gonçalves / Com informações do G1 ES - Rádio Guaçuí 90.5 FM
Comentários
Postar um comentário