A Polícia Federal cumpre 12 mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (19/02), por meio da operação “Snack Zero”, contra fraudes em licitações para compra de merenda escolar em oito municípios da região Sul, além de cidades das regiões Serrana e Norte.
De acordo com a PF, no inquérito policial são investigadas fraudes em licitações realizadas por alguns municípios do Sul do Estado para compra de merenda escolar, inclusive com verbas federais, bem como é investigada a oferta/pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos coniventes com as fraudes.
As fraudes consistiam, principalmente, no prévio ajuste entre empresas que participavam das disputas, prejudicando seu caráter competitivo e causando prejuízos ao Poder Público, com o aumento do preço dos gêneros alimentícios adquiridos. Mas também foram detectados indícios de fornecimento de produtos com validade vencidos.
Os procedimentos licitatórios com indícios de fraudes ocorreram nos municípios de Marataízes, Fundão, Jaguaré, Vargem Alta, Muqui, Castelo, Rio Novo do Sul e Piúma. E as empresas supostamente envolvidas nas fraudes estão estabelecidas nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes, Viana e Cariacica.
Em nota, a prefeitura de Rio Novo do Sul disse que desconhece o teor das investigações e que todo processo licitatório segue a mais restrita legalidade. Muqui informou que cumpriu os trâmites legais no processo licitatório. Castelo disse que o setor de compras e licitação não recebeu nenhuma notificação. Piúma disse que não foi informado quanto à investigação e que zela pela legalidade em todos os processos licitatórios. Vargem Alta informou que tomou conhecimento através da imprensa sobre a operação “Snack Zero” e que não há qualquer informação oficial repassada pela DPF sobre o assunto. Marataízes não estava cientes operação da PF.
Estão diretamente envolvidos na operação 52 policiais federais.
Fonte: Aqui Notícias
Comentários
Postar um comentário