A manhã ensolarada do dia 16 de janeiro passado viu a assinatura de contrato entre a Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira e a R.G. Marcenaria, de Rogério de Souza Lúcio, para a fixação de teto metálico e dois portões laterais, que darão o passo inicial para o restabelecimento do antigo Teatro Cinema Conchita de Moraes.
Com o restabelecimento do Conchita e o resgate do Cine Monte Líbano, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, comandada por Roberto Tatu, nosso município terá dois teatros em 2019, o que constituirá fato extraordinário para a nossa comunidade.
Por ocasião da assinatura do contrato mencionado, entraram como sócios da Associação os usinenses que administrarão o Teatro Cinema.
Jorge Roberto Almeida, o Betinho, é o presidente da Diretoria do Teatro Cinema Conchita de Moraes, e mostrou-se confiante com a possibilidade de reinaugurá-lo na próxima Festa de Agosto: "há vários anos eu, com o apoio da comunidade e outros apoiadores, temos lutado para o restabelecimento deste Teatro Cinema. Em 2016, após a queda de uma das paredes, ocasionada por uma forte ventania, conseguimos reerguê-la, com o apoio de muitos sonhadores, após o atestado de um engenheiro de que a estrutura do resto do prédio estava preservada. A nossa união com a Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira possibilitará o restabelecimento de nosso tão sonhado ideal. A comunidade terá, finalmente, um espaço para realizar oficinas profissionalizantes, festas de casamento, aniversário e outras, além de contribuir para o desenvolvimento cultural de nossa gente. Pretendemos estabelecer, também, um pequeno museu no interior do prédio, que registre a importância da Família Pereira Pinto e dos trabalhadores que ajudaram a tornar a Usina Santa Maria referência para o Brasil", assinalou.
A presença do secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, Bob Flávio, constitui fato histórico, indicativo dos novos tempos de nosso município, uma vez que as autoridades anteriores trataram com rigoroso e escandaloso desprezo o sonho de restabelecimento do Conchita. Em certa ocasião, chegou-se a afirmar que toda a estrutura do prédio estaria condenada, o que revelou-se falso, diante de atestado de engenheiro.
A Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira recebeu doação financeira específica para o integral investimento para a fixação do teto metálico e dos portões. André Luiz de Oliveira assinou o documento pela Associação.
Estiveram presentes ao ato histórico Bob Flávio, o secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, e o dr. Gino Martins Borges Bastos.
Fonte: O Norte Fluminense
Comentários
Postar um comentário