Quem passava pelo Centro de Guaçuí na tarde desta quarta-feira (15), levou um susto ao se deparar com uma cena: um resgate de uma vítima, um jovem, que aparentemente teria caído em um parapeito de um prédio comercial, próximo a um posto de combustíveis, na rua Rio Grande do Norte.
Na realidade, se tratava de uma simulação de resgate realizada pelo Corpo de Bombeiros com o apoio da Polícia Militar. (veja vídeo e galeria de fotos no final da matéria)
Todo o processo incluiu imobilização, abordagem inicial de preparo para exames pré-hospitalar e deslocamento do caminhão de resgate. O jovem, da suposta queda, foi retirado de maca por meio de uma escada e, caso o acidente fosse real, seria encaminhado para o hospital.
Responsável pela operação, o aspirante-a-oficial Peçanha explicou a proposta do treinamento, que pegou de surpresa, inclusive, os próprio militares. “Eu fiz uma ligação para o 193 me passando por um civil dizendo que havia uma pessoa acidentada em um prédio, no Centro”, explicou.
Quem estava no quartel saiu às pressas. “Foi um teste surpresa. Levamos oito minutos, tempo médio aceitável para chegar ao local, uma vez que no momento estávamos aquartelados em treinamento”, conta o sargento Saulo, quem coordenou o resgate.
Por alguns minutos o Centro parou. Quem passou pelo local levou um susto, mas aprova a iniciativa. “Quando descobrimos que era um teste foi legal (risos). Achei rápida a ação, o Corpo de Bombeiros está há pouco tempo em Guaçuí, então serviu pra cidade se habituar”, conta Lucas Assis, morador do bairro Edith Castro.
A ‘vítima” é João Carlos, estagiário na corporação no setor administrativo. “Foi emocionante, fiquei por uns minutos, o local era frio. Legal participar e entender como funciona um resgate”, disse.
A operação contou com duas equipes formadas por seis bombeiros no total, mais cinco policiais militares que apoiaram na sinalização e fechamento das ruas.
A 2ª Cia BM em Guaçuí foi inaugurada em 2015 e atua ainda nas cidades de Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama e São José do Calçado.
Fonte: Aqui Notícias
Comentários
Postar um comentário