CINCO MESES DEPOIS, MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE BOM JESUS DO NORTE AINDA GERAM POLÊMICAS


A rua Carlos Xavier, uma das principais do comércio de Bom Jesus do Norte, tem sido motivo de debate no município. Antes com circulação de veículos nos dois sentidos, ela passou a ser mão única após um estudo do Detran-ES apontar que essa era a melhor solução para uma série de melhorias que foram feitas no tráfego local.

O problema é que alguns comerciantes não gostaram da mudança e a discussão acabou na Câmara. “O comércio ficou afetado. Uma rua movimentada como aquela não tem cabimento ser mão única. Tem lojista sendo prejudicado. A rua ficou deserta pois os consumidores têm que fazer o retorno em alguma transversal”, argumenta o vereador João Batista – Joãozinho JB (PSDC), o principal opositor às alterações na rua Carlos Xavier. Ele chegou a encaminhar requerimento à Prefeitura pedindo a volta da mão dupla. 

De acordo com o prefeito Marquinhos Messias, ela foi necessária devido ao crescimento do município e o assunto foi abertamente discutido com a sociedade. No dia 16 de novembro do ano passado, houve uma audiência pública para discutir as alterações.

A maior parte da população aprovou as mudanças no trânsito de Bom Jesus, que também recebeu nova sinalização (horizontal e vertical), foram feitas há cinco meses e planejadas de olho nos  próximos anos. O órgão levou em conta dados do IBGE. A última pesquisa mostrou que a cidade tem 10.254 habitantes e possui 11.776 veículos. É mais carro do que gente. Também foi considerado o fluxo de veículos absorvidos, devido à localização de Bom Jesus do Norte, na divisa com o Rio de Janeiro.

“É preparar a cidade para o futuro, focando na segurança da população e na mobilidade urbana. Foi uma decisão acertada do Detran e todos puderam acompanhar as discussões em audiência pública no ano passado”, destacou o prefeito Marquinhos Messias. destacando que também fez uma reunião com a presença de oito vereadores, secretários municipais e representantes da Polícia Militar e Detran para tratar do assunto.

Nas ruas

“Ficou ótimo. A rua ficou mais espaçosa. Antes, caminhões de carga e descarga ficavam atravancando o trânsito, gerava poluição sonora, buzinas. E também é mais seguro para os pedestres conseguirem atravessar” diz Francisco Augusto da Silva, morador da cidade.

Outro defensor das mudanças é o tenente da reserva da Polícia Militar, Ivanildo da Silva. “Causar estranheza nesse início é normal, fazia parte da cultura. As mudanças visam melhorias para a população em geral, e não para agradar interesses privados. Já se passaram cinco meses, naturalmente a população irá se adaptar”, destacou Ivanildo.

Taxista há 29 anos, Antônio Francisco de Souza, o Kakiko, está bem acostumado a circular pelas ruas de Bom Jesus do Norte. “Essa rua sempre fica congestionada, sendo que há transversais que poderiam desafogar o trânsito. Essa mudança para mão única foi melhor. Tem quem ache que o comércio perdeu, mas na verdade tem vagas para estacionar e as ruas paralelas de acesso”, acrescentou o taxista.

Fonte: Aqui Notícias

Comentários