Motim teve início após tentativa de fuga na tarde deste domingo (18/02). Bope e Choque foram acionados, e três detentos foram baleados.
Terminou no início da madrugada desta segunda-feira (19/02) a rebelião no presídio Milton Dias, em Japeri, na Baixada Fluminense, que teve início após uma tentativa de fuga, na tarde de domingo (18). Um total de 18 reféns – 8 agentes penitenciários e 10 internos – que ficaram em poder dos detentos foram libertados.
Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), não há mais reféns no presídio. Três armas, uma granada de efeito moral e uma lanterna, que estavam com os presos, foram entregues.
Antes da libertação, o Grupo de Intervenção Tática (GIT) da Seap entrou no presídio, e três detentos foram baleados. Eles foram levados para o Hospital Pedro II e, até 23h49, tinham quadro de saúde estável.
RELEMBRE O CASO:
URGENTE! PRESOS DE BOM JESUS E ITAPERUNA ESTÃO NO PRESÍDIO DE JAPERI, ONDE ESTÁ ACONTECENDO UMA REBELIÃO NESTE MOMENTO
A Polícia Militar foi chamada para ajudar a conter uma rebelião após uma tentativa de fuga no presídio Milton Dias em Japeri, na Baixada Fluminense. Pelo menos três agentes penitenciários foram feitos refém por homens armados no interior do presídio.
Os agentes foram abordados durante contagem dos presos, por detentos com dois revólveres e uma pistola. A PM enviou para o local o Batalhão de Choque, o Bope e todos os batalhões da Baixada Fluminense. A orientação na corporação é que nenhum policial tem autorização para entrar na unidade. O Grupo de Intervenção Tática (GIT), da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) foi chamado no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste, e se deslocou para o local.
Por volta das 20h30, uma ambulância saiu pelo portão da frente da unidade prisional.
O presídio Milton Dias tem capacidade para 884 detentos e mantinha em janeiro 2.027 presos, segundo o Conselho Nacional de Justiça.
A rebelião acontece no dia em que a Secretaria de Administração Penitenciária informou que antecipou 'medidas de controle' para evitar reações de população carcerária a intervenção federal na Segurança do Rio.
Segundo informações, presos da região de Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna, estão neste presídio que acontece esta rebelião.
Aguarde mais informações em instantes.
Blog Alan Gonçalves / Com informações: Da redação do G1 Rio de Janeiro / Globo News
Que pena que acabou, o o o o
ResponderExcluir