CONFIRMADO! ÁGUA PODRE QUE DESCEU NO RIO ITABAPOANA PROVOCANDO MORTANDADE DOS PEIXES ERA DA CEDAE ((VEJA A PROVA EM VÍDEO))
Vídeo reprodução Blog do Frederico TV
Sociedade do Vale do Itabapoana ficou perplexa com as imagens que foram veiculadas nas redes sociais e blogs da região, com a mancha verde que tomou o cenário central das duas Bom Jesus.
O Blog do Frederico TV havia antecipado a possibilidade desta água verde e podre ter sido descartada pela operação da estação de tratamento da CEDAE, de acordo com informações de populares, com a suspeita se confirmando na terça-feira (17/10).
O vestígio que não deixa sombra de dúvidas quanto a autoria da CEDAE neste descarte de água-podre no rio Itabapoana, está situado na rua Guilherme Mathias, ao lado da ponte do córrego Santa Rosa, onde se encontra a saída d’água do sistema de drenagem dos reservatórios da estação de tratamento da concessionária.
As imagens registradas não deixam dúvidas quanto ao rastro deixado pelo enorme volume de água que desceu no local, onde do lado esquerdo da ponte temos os vestígios do volume de água, além de pequenos sinais da água verde na saída do tubo, e no lado direito temos muitos sinais verdes por onde passou a água podre.
Resta saber agora se realmente foi utilizado grande quantidade de sulfato de alumínio, e como será, ou está sendo o impacto no rio Itabapoana, que já estava em condições calamitosas com a aparição dos primeiros peixes mortos nas margens na altura do IFF-BJI um dia antes do descarte.
Mesmo que o sulfato de alumínio não tenha poder de causar grande impacto no campo tóxico, a água podre que foi descartada por si só já compromete com os níveis de oxigênio no rio, tanto que a mortandade de peixes teve significativo aumento no dia seguinte ao descarte da água podre.
Fonte: Blog do Frederico
RELEMBRE O CASO:
CEDAE É ACUSADA DE TER JOGADO PRODUTOS QUÍMICO NO RIO ITABAPOANA PROVOCANDO MORTANDADE DE CENTENAS DE PEIXES
Vídeo gravado pelo Blog Alan Gonçalves
Segundo testemunhas, ontem (16/10/2017), a CEDAE lavou a caixa d'água que fica na Rua Papa João XXIII, no bairro Monte Calvário, e despejou um produto químico muito forte durante a lavagem da mesma. Produto este que percorreu a calha que fica atrás do Cinema, no Centro de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, sendo despejada numa manilha que cai no Rio Itabapoana.
Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Bom Jesus do Norte percorreram, na tarde desta terça-feira (17/10), toda a extensão do Rio Itabapoana, nos limites do município, para verificar in loco a situação da mortandade de peixes provocada, provavelmente, pelo derramamento de um produto químico ainda não identificado, na margem direita do rio, correspondente ao vizinho município de Bom Jesus do Itabapoana. A vistoria no trecho tem como objetivo verificar se os peixes continuam morrendo e se, ainda, existem vestígios de elementos químicos estranhos na água.
O derramamento ocorreu na manhã de segunda-feira(16/10), próximo a base de captação de água da CEDAE/RJ, e provocou um forte cheiro, característico de peixe podre, além disso uma densa espuma de cor verde pôde ser vista sendo levada pela correnteza. Após esse episódio, centenas de peixes apareceram mortos às margens do rio. Coletas de água contaminada foram feitas, e as secretarias de meio ambiente das duas Bom Jesus já comunicaram aos órgãos ambientais responsáveis, para que sejam apuradas as responsabilidades.
No estado do Espírito Santo foram comunicadas; a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA). No Estado do Rio foram comunicados; Instituto Estadual de Meio Ambiente(INEA), Polícia Civil, além da Agência Nacional de Águas(ANA).
O Rio Itabapoana fornece água potável para as duas cidades, apesar do derramamento do produto em seu leito, o fornecimento de água para a população não foi interrompido.
Blog Alan Gonçalves
Comentários
Postar um comentário