No dia 12 deste mês, o banco de sangue (Agencia Transfusional)foi interditado pela vigilância sanitária da Secretaria de Estado da Saúde-ES conforme publicação no Diário Oficial. Está fechado. Agora quanto o paciente preciso de transfusão de sangue tem que coletar com a amostra do mesmo, se deslocar até Cachoeiro de Itapemirim será feita à prova cruzada entre doador e receptor, sendo que esse trabalho sempre foi realizado no Hospital de São José do Calçado.
A impressão que tenho é que querem sucatear os serviços para abrir precedente para terceirizar ou privatizar o Hospital”. A afirmação é de Rita de Cássia Martins, servidora aposentada do Hospital Estadual São José do Calçado e presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Rita conta que segundo publicação do Diário hospital foi notificado em 29 de setembro do ano passado por deixar de realizar controle de qualidade interno, diário, de reagentes em uso contendo as especificações dos critérios de aceitação, análise critica dos resultados obtidos e medidas corretivas adotadas; por deixar de realizar manutenção corretivo-preventiva/preventiva/calibração/aferição de equipamentos/instrumentos com os respectivos cronogramas e laudos técnicos;por deixar de realizar controle de qualidade lote a lote de reagentes antes de sua introdução na rotina de trabalho com registros dos procedimentos executados,resultados,não conformidades e ações corretivas adotadas, quando necessário e etc.
Outro problema relatado por ela é em relação ao fechamento da farmácia da unidade, só existe almoxarifado com dois farmacêuticos durante o dia, foi implantado farmácia satélite, ou seja, medicamentos em armário nos postos de enfermagem. Quando precisa pegar medicamentos e outros no almoxarifado fica sob a responsabilidade dos enfermeiros abrirem, pegar e feche o mesmo.
A lavanderia da unidade estava terceirização há algum tempo, de repente “Sem mais, nem menos tomara esta atitude de contratar outra firma de Cachoeiro de Itapemirim-ES para executar o serviço. Foram demitiram funcionários que cuidavam da limpeza higienização das roupas, todo o dia vem um veiculo para trazer as roupas limpas e levar as sujas.”, ressalta Rita.
Blog Alan Gonçalves
Comentários
Postar um comentário