CRAS E CREAS DE BOM JESUS DO ITABAPOANA DEBATEM VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 
Os CRAS e CREAS de Bom Jesus do Itabapoana promoveram no mês de novembro reuniões em alusão à campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. O tema deste ano é este: “UNA-se para Acabar com a Violência Digital contra Todas as Mulheres e Meninas”.

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SMASH), aderiu ao movimento encabeçado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este tipo de violência afeta uma em cada três mulheres no mundo.

O problema é classificado como uma emergência global dos Direitos Humanos e precisa de todos os esforços para acabar. Enquanto o mundo marca o 30º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim – um dos acordos internacionais mais avançados sobre direitos das mulheres até hoje – a campanha UNA-se 2025 do secretário-geral da ONU, o português Antonio Guterres, tem foco em uma das formas de assédio que mais cresce: a violência digital contra mulheres e meninas.

A campanha deste ano também é um lembrete de que a segurança digital é central para a igualdade de gênero. Por isso todos devemos agir para extinguir esse tipo de assédio. A campanha da ONU pede o envolvimento de: governos (que aprovem e apliquem leis que criminalizem a violência digital); de empresas de tecnologia (que garantam a segurança das plataformas); dos doadores (que invistam em organizações feministas, para acabar com a violência) e dos indivíduos (que se manifestem e apoiem as vítimas).

ASCOM PMBJI


Comentários