VIRADA NO TEMPO: INMET EMITE ALERTAS DE TEMPESTADE PARA BOM JESUS DO ITABAPOANA E CIDADES DA REGIÃO COM RISCO DE QUEDA DE GRANIZO
O tempo deve mudar de forma significativa no estado do Rio de Janeiro a partir desta quarta-feira (29). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou uma série de alertas de tempestade que atingem praticamente todas as regiões fluminenses, com destaque para o Norte, Noroeste e a Região Serrana, onde o risco de temporais é maior.
Na Região Serrana, o alerta é laranja — de perigo — e vale a partir das 15h desta quarta. A previsão indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O INMET alerta para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Para as regiões Norte e Noroeste Fluminense, o aviso é amarelo, de perigo potencial, e entrou em vigor às 9h32. Nestas áreas, as pancadas de chuva podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h e chance de granizo isolado. Há baixo risco de danos, mas ainda é possível ocorrer queda de galhos, alagamentos pontuais e interrupções no fornecimento de energia.
O INMET também mantém um alerta geral para todo o estado do Rio, destacando a previsão de chuva moderada e ventos fortes ao longo do dia.
Segundo a Climatempo, o aumento das áreas de instabilidade está relacionado à passagem de frentes frias pela costa do Sudeste e à circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, que favorecem a entrada de ar úmido e o desenvolvimento de nuvens carregadas.
A tendência é de chuvas frequentes e pancadas fortes até o fim de outubro. A combinação de calor e alta umidade cria o cenário ideal para tempestades localizadas, com descargas elétricas e risco de granizo.
Fonte: SF Notícias


Comentários
Postar um comentário