A fogueira da festa de São João Batista, em Cachoeirinha, Rio Novo do Sul, que já era conhecida gigante, ficou ainda maior este ano, atingindo a marca recorde de 26 metros de altura, um pouco maior que um prédio de oito andares, que geralmente tem 24 metros.
O fogueira será acesa neste sábado (22), às 22h30, mas as comemorações começam mais cedo, às 18h30, com celebração eucarística, seguida de quermesse e quadrilha. O dia do padroeiro é celebrado na segunda (24).
A construção da fogueira começou em 31 de maio e contou com a dedicação de voluntários da comunidade, sob a liderança do idealizador José Carlos Fachim, conhecido como Zezé Fachim.
Aos 75 anos, Fachim coordena a montagem do monumento com um entusiasmo contagiante. “Foi quase um mês com muito sol, muito esforço, mas deu tudo certo”, comemorou Zezé.
Para erguer a fogueira recordista deste ano, foram utilizadas aproximadamente 18 toneladas de madeira reaproveitada de árvores caídas ou doadas. A montagem é complexa, envolvendo um guincho e a fixação das madeiras de sustentação a pouco mais de um metro e meio abaixo do solo, além de cabos de aço para estabilização.
Festa de São João Batista
Dia: sábado (22)
Hora: A partir da 18 horas
Local: Paróquia Santo Antônio de Pádua, na comunidade de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul
Entrada e estacionamento gratuitos
Programação:
18h30: Celebração Eucarística (2° dia do tríduo)
19h30: Quermesse de São João
22h00: Quadrilha Junina
22h30: Acendimento da fogueira
Fonte: Dia a Dia ES
Comentários
Postar um comentário