MIMOSO DO SUL REGISTRA 60 NOTIFICAÇÕES DE SUSPEITA DE LEPTOSPIROSE APÓS ENCHENTE

 
Já se passaram 18 dias desde o temporal que castigou as cidades do sul do Espírito Santo, principalmente Mimoso do Sul, onde uma enchente histórica deixou vítimas fatais, desabrigados, desalojados e casas completamente destruídas.

Mas as consequências não pararam por aí porque muita gente ficou doente, já que é comum a pessoa em contato com a água que se acumula nas vias públicas, que alaga residências e áreas comerciais, o que significa riscos à saúde.

Por isso é preciso estar alerta para os riscos que a água empoçada pode trazer para quem não teve como evitar o contato e se desloca a pé, de bicicleta ou mesmo de transporte público.

O técnico em Vigilância em Saúde, especialista em casos de desastres, Thiago Costa Santiliano, que atua em Mimoso do Sul, informa que os agentes infecciosos, como bactérias, que veiculam no alagamento, podem entrar em contato com alguma lesão na pele e ir para a corrente sanguínea, causando doenças como a leptospirose, que está presente na urina de ratos infectados.

Segundo Thiago Costa, 60 pessoas estão sendo monitoradas por suspeita de terem sido contaminadas pela leptospirose após a enchente na cidade. O especialista relata os riscos e cuidados que a população afetada pela enxurrada deve ter.

Fonte: Dia a Dia ES

Comentários