TURISTA CONFUNDE ARRAIA COM TUBARÕES NA PRAIA DE PIÚMA E PROPAGA FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS

Veja o vídeo

Circularam diversos vídeos no último dia 29, segunda-feira, de um cardume de arraias Morcego ou Boca de Gaveta caçando na Praia da Maria Neném. Várias pessoas afirmaram que eram tubarões e o boato se espalhou nas redes sociais.

Entraram em contato com o jornal solicitando que fosse esclarecido se era de fato tubarões que afirmaram.

Na tarde desta quarta-feira, 31, a Reportagem conversou com o engenheiro ambiental, Nicolau Abrahão para que ele explicasse os vídeos.

Nicolau afirmou que o cardume realmente apareceu na Praia da Maria Neném, porém não se trata de tubarões e sim arraias que escolhem o local pelas águas serem mais mornas e também ser época de desova. Bem Diferente do tubarão que nada em águas mais profundas e frias.

“Segundo as imagens, é quase certeza de que é Arraia, porque na hora que ela faz o cerco para caçar, ela levanta a nadadeira e aquela parte tem muita arraia. Não foi na Maria Neném, foi perto do farol. Nessa época, elas caçam e procuram águas mais quentes. Estão falando que é tubarão, mas são arraias, que encostam ali para caçar peixes. É comum esses cardumes ali, porque é época que desovam. Tubarões não procuram águas rasas, por conta da caça”, disse Nicolau.

Nicolau ressaltou que até tem tubarão, mas em mar mais profundo e a caça deles é debaixo pra cima, para dar o bote. “Ele não vem no mesmo nível dos peixinhos. Na Maria Neném a Praia é rasa”.

Na Página Guia de Piúma Oficial, o administrador, Daniel Caldonho Santuchi, publicou uma nota de esclarecimento onde afirma se tratar de Arraias- manteiga.

“Gostaríamos de esclarecer um boato que circula em diversos grupos sobre a possível presença de tubarões em nossa praia. Na realidade, esses seres maravilhosos que aparecem em nosso vídeo são Arraias- manteiga ou pintadas. Elas são visitantes sazonais que escolhem nossas águas calmas e quentes para se reproduzirem, proporcionando um verdadeiro espetáculo da natureza.

É fundamental não propagar informações equivocadas. Nossa praia é um lugar seguro e acolhedor, e essas criaturas fazem parte da rica biodiversidade que temos a sorte de presenciar. Continuem desfrutando da beleza natural de Piúma”!

Já o engenheiro de pesca, professor o Instituto Federal do Espírito Santo, Ifes – Jones Santander fez uma correção na postagem de Daniel. “Não são Raias- manteiga ou pintadas, o nome popular para estas é Raia-morcego ou Boca de Gaveta e algumas variações a depender da região. As manteigas e pintadas são diferentes. Estas são raias do gênero Rhinoptera. Provavelmente, a espécie Rhinoptera Bonasus a mais abundante na costa brasileira”.

Blog Alan Gonçalves / Com informações: Espírito Santo Notícias

Comentários