Veja os vídeos
O município de São José do Calçado, no Sul do Espírito Santo, chove por mais de 6 horas ininterruptas, e por volta das 19 horas desta terça-feira (24/01/2023), o Córrego do Buraco Quente transbordou com a enxurrada de uma tromba d'água que veio pelo pasto, provocando alagamento no Buraco Quente e em parte do Centro de São José do Calçado, nas proximidades da casa Lotérica do município.
Instantes depois, por volta das 21h, a enxurrada da forte tromba d'água que caiu no distrito do Divino Espírito Santo, popular Jacá, chegou na área urbana do município, provocando alagamento nos bairros Niterói, na Rua Francisco Nunes de Moraes no trecho entre a Rodoviária até a Pracinha do Banestes, incluindo parte da Rua Domingos Martins até a altura do Supermercados do Povo, formando um encontro com a água do Córrego do Buraco Quente na Rua Getúlio Vargas.
Moradores e comerciantes estão tendo perdas gigantesca.
Uma terceira tromba d'água também atingiu a zona rural do distrito de São Benedito, em Alto Calçado.
Toda essa água está a caminho de Bom Jesus, aumentando o nível do Rio Itabapoana que já provoca enchente em vários bairros da cidade.
A Prefeitura Municipal de São José do Calçado emitiu um comunicado oficial. Confira abaixo:
A Prefeitura de São José do Calçado comunica que, devido às chuvas intensas que se abateram sobre a cidade na noite desta terça-feira (24), algumas ruas da cidade ficaram alagadas e, na zona rural, tivemos quedas de barreiras.
A Administração Municipal agiu com rapidez e já acionou as equipes da Coordenadoria de Defesa Civil e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Neste momento as equipes estão se dirigindo às localidades atingidas para verificar a extensão dos danos.
A Coordenadoria de Defesa Civil solicita a todos os moradores de áreas alagadiças que, ao menor sinal de cheias, coloquem seus documentos em uma sacola plástica e procurem abrigo o mais rápido possível.
A Prefeitura de São José do Calçado disponibiliza os seguintes telefones em caso de emergência:
• (28) 98803-8622 – Coordenadoria de Defesa Civil
• (28) 99965-3215 - Secretaria de Agricultura e meio ambiente
• (28) 9.9949-5087 – Secretaria de Administração
• 192 - SAMU
Blog Alan Gonçalves
Comentários
Postar um comentário