ONDA DE CALOR SEM CHUVA: CEDAE E CESAN ALERTAM SOBRE O RISCO DE FALTA DE ÁGUA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA E BOM JESUS DO NORTE
Imagem do Rio Itabapoana na ponte do Centro das duas Bom Jesus. Veja como o rio está em baixo nível de água as 09h25 da manhã desta sexta, 17/11/2023
As altas temperaturas registradas na última semana no Rio de Janeiro, Espírito Santo e em outros Estados brasileiros já provocam consequências no abastecimento de água potável. Mais de 50 cidades capixabas podem ser afetadas. Em algumas delas, como Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e Bom Jesus do Norte (ES), os moradores já reclamam de falta de água em alguns bairros.
Por conta das temperaturas elevadas, o consumo de água cresceu nos últimos dias. Segundo a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (CESAN), responsável pelo abastecimento em parte do Estado, os mananciais onde a companhia capta água tiveram queda acentuada em seus níveis, o que prejudica o fornecimento de água em ao menos 53 cidades capixabas.
Já a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) pede à população dos municípios de Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Porciúncula e Varre-Sai que use água de forma equilibrada e, se possível, adie tarefas não essenciais.
Entre as cidades do Espírito Santo que pode sofrer falta de água devido o calor, estão Apiacá, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado.
A única saída para não faltar água, é chover para aumentar o nível dos rios.
Blog Alan Gonçalves
Comentários
Postar um comentário