Uma publicação no Facebook, com mais de 1,3 mil compartilhamentos, afirma que a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) "já foi embaixadora em Nova York e nem inglês falava". O texto ainda menciona um suposto escândalo de aluguel de limusine que a parlamentar teria protagonizado enquanto ocupava o cargo. As alegações, porém, são #FAKE.
Não existe embaixada brasileira em Nova York. A única embaixada do Brasil nos EUA fica em Washington D.C. O que há em Nova York, assim como em outras nove cidades americanas, são consulados brasileiros. Além de Nova York e Washington, o Brasil tem consulados instalados em Atlanta, Boston, Chicago, Hartford, Houston, Los Angeles, Miami e São Francisco.
Uma consulta à galeria de embaixadores do Brasil nos EUA no próprio site do Itamaraty mostra que Benedita jamais ocupou tal cargo. Seu currículo no site da Câmara dos Deputados também aponta que a parlamentar jamais foi embaixadora ou cônsul. Os cargos públicos que já assumiu foram os de governadora do Rio, ministra de Desenvolvimento Social e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Não há registro de nenhum escândalo relacionado à deputada e o uso de limusines.
Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil, e as duas nações estabeleceram relações diplomáticas em 1824. Naquele ano, foi aberta a Legação do Brasil em Washington. No ano seguinte, foi fundada a Legação dos EUA no Brasil. Em 1905, ambas foram elevadas a embaixadas.
Veja abaixo a mensagem falsa na íntegra:
"Você sábia (sic) que Benedita da Silva já foi embaixadora em News (sic) York e nem inglês falava!
Está lembrado do escândalo do aluguel da limusine nos USA por Benedita?
Percebo que a petralhada tem uma síndrome do esquecimento oportuno!
Mais (sic) nos estamos ajudando a lembrar!
BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS!
UNA-SE A NÓS O QUANTO ANTES!!"
Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário