CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO JOSÉ DO CALÇADO, NO SUL DO ESTADO, REALIZOU REUNIÃO ORDINÁRIA EM DEFESA DO SUS
Em clima de descontração com uma apresentação brilhante do Diretor-Administrativo do Hospital Estadual São José do Calçado, Mauricio de Almeida Aguiar, o Conselho Municipal de Saúde de São José do Calçado – COMUS -, no Sul do Estado do Espirito Santo, realizou na tarde da última quarta-feira, uma Reunião Ordinária em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Seguindo as pastas da Convocatória, a reunião que se deu na Câmara Municipal, no Plenário Sizenando, Praça Coronel José Nicácio, 130, contou com a presença do Diretor-Geral do Hospital Estadual São José do Calçado, Leandro Teodoro de Almeida e demais profissionais da Saúde. A pauta foi: Informes, Apreciação de Atas de Reuniões Anteriores, Esclarecimentos Sobre Informações Recebidas a Respeito do Fechamento da Maternidade do HESJC, Com Diretor-Geral e Administrativo Presentes; Apreciação e Aprovação da Prestação de Contas Referentes ao 1º Quadrimestre de 2017; Apreciação e Aprovação da Prestação de Contas Referentes ao 3º Quadrimestre de 2017; Apreciação e Aprovação de Relatórios Anuais de Gestão Referente a 2016 e Deliberar Sobre a Composição de Mesa Diretora do COMUS.
O Diretor-Administrativo Mauricio de Almeida Aguiar com uma brilhante apresentação falou sobre os indicadores do HESJC. Ele, enfermeiro qualificado, deixou claro a posição positiva em defesa da ampliação dos serviços no HESJC.
CMS
Um dos princípios mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) está arrolado com a participação da coletividade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. Com importância inestimável garante a inserção direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade.
Conselhos Municipais de Saúde são órgãos colegiados de caráter deliberativo e permanente. Formados por prestadores de serviços, representantes do governo, profissionais da saúde e usuários, no CMS, a representação dos usuários acontece de maneira paritária em relação aos outros membros, ou seja, os usuários têm direito à metade dos representantes.
Vale frisar que a Organização dos Conselhos de Saúde não se dá apenas no plano municipal, mas também nas demais esferas de governo. Assim como os Conselhos Municipais, há também os Estaduais. Resumindo o Conselho Nacional da Saúde (CNS), é um conhecimento fundamental para o secretário do SUS.
Fonte: Blog Last Minute News
Comentários
Postar um comentário