APESAR DA EPIDEMIA DE DENGUE, MORADORES DO SUL DO ESPÍRITO SANTO SEGUEM JOGANDO LIXOS EM TERRENOS

Veja o vídeo da reportagem do ESTV 2 da TV GAZETA SUL
´
Foram notificados no Espírito Santo 8.838 casos de dengue entre janeiro e 18 de abril de 2019. Os dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta quarta-feira (25/04), mostram um aumento de 501% de casos da doença comparado o mesmo período do ano anterior.

De janeiro a 16 de março de 2018, 1.470 casos foram notificados.

A incidência no estado é de 222,5 casos para cada 100 mil habitantes e ocupa a sexta posição no ranking brasileiro de incidência de dengue por habitantes. No Espírito Santo, foi registrado uma morte por causa da doença em 2019.

O aumento de casos no Espírito Santo foi acima da média nacional, no qual o número de notificações cresceu 224%.

O coordenador do Departamento de Dengue do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, explica que o aumento de casos no estado se deve a circulação da dengue tipo 2 e também condições climáticas de chuva e calor.

“Essa é uma mudança no cenário, no qual 85% dos casos são do sorotipo 2. Essa forma da doença foi mais incidente em 2008 e no final dos anos 1990. Isso faz com que a população não tenha imunidade ao vírus e aumenta os casos”, explicou Said.

Para o combate do mosquito transmissor da doença, o coordenador explica que as ações são por parte dos governos Federal, Estadual e Municipal, mas salienta a importância da população no processo de impedir que o aedes aegypti se reproduza.

“Mais de 80% dos criadouros do mosquito são dentro de domicílios. Então, orientamos a população e fazemos o pedido para que os moradores fiscalizem suas casas com medidas como checar as calhas e caixas d’água”, ressalta o coordenador. Ele ainda alerta que o período mais crítico da doença é até o final de abril.

Fonte: G1 Espírito Santo

Comentários

  1. Depois querem jogar a culpa nos prefeitos,falando qur eles nao cuidam da cidade mas e proprio povo que joga.

    ResponderExcluir
  2. Depois querem jogar a culpa nos prefeitos,falando qur eles nao cuidam da cidade mas e proprio povo que joga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário