A campanha foi realizada junto a população sobre o que é Dengue, Zica e Chicungunha e como preveni-las com apenas 10 minutos.
Para isso a sede do município foi divida em sete grandes áreas: Asas Branca, Centro, Lia Marcia, Pimentel Marques I e II, Santa Rosa e Santa Terezinha. Em cada uma dessas áreas teve a presença de Agendes Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que visitaram cada imóvel para orientação, notificação, eliminação de água parada.
Nos distritos ocorreram mutirões todas as sextas, para uma maior eficácia em um espaço curto de tempo, tanto para atender os anseios das comunidades quanto para o controle epidemiológico. No dia 18/02 (segunda-feira) iniciaram-se estes mutirões.
As ações contemplaram eliminação de água parada, tratamento químico localizado e a utilização da UBV pesada e costal, com ressalvas para os dias de chuvas, problemas mecânicos ou ventos fortes que impeçam sua utilização. Nas escolas e creches foram realizadas ações educacionais.
Ao final deste período atingimos a maior parte da população o que fomentou uma cultura preventiva, mesmo havendo índices preocupantes em municípios vizinhos. Esta programação nos permitiu fazer um diagnóstico detalhado de nossos índices de infestação por localidades, logo, um melhor monitoramento e tomada de ações proativas, resultando num controle efetivo nos índices de infestações.
Em suma, o Município de Bom Jesus do Itabapoana/RJ, já desenvolveu, durante 15 dias consecutivos, o programado proposto que deveria ser realizado no dia 16/03/2019.
Setores envolvidos neste programa:
•Atenção Básica
•Vigilância Sanitária
•Vigilância Ambiental
•Vigilância Epidemiológica
Segue o link das nossas ações:
http://www.bomjesus.rj.gov.br/site/noticia-1639
http://www.bomjesus.rj.gov.br/site/noticia-1602
http://www.bomjesus.rj.gov.br/site/noticia-1651
ASCOM PMBJI / Blog Alan Gonçalves
Comentários
Postar um comentário