BANDIDOS ROUBAM TRILHOS DE RODOVIA CENTENÁRIA EM MIMOSO DO SUL

Veja o vídeo da reportagem

Um crime à história de Mimoso do Sul. Usando maçaricos, criminosos estão provocando estragos na estrada de ferro centenária que passa pelo município. Segundo levantamentos feitos por moradores da região, até o momento os bandidos já levaram cerca de 1,5 km de trilhos.

De acordo com o comerciante André Mendes Frederico, colaborador ONG Amigos do Trem, com sede em Cataguases-MG, a estimativa é que o prejuízo seja de pelo menos R$ 500 mil, sem contar o valor histórico do material roubado. Os furtos estão ocorrendo em três pontos da ferrovia, nos kms 401, 399 e 398 da linha férrea, trechos situados entre a localidade de Inhaúma e o distrito de Dona América, no interior de Mimoso.

Os criminosos aproveitam o fato do local ser isolado e retiram os trilhos usando maçaricos e colocam as peças em um caminhão. Além de trilhos são levados chapa e prego, só deixando os dormentes para trás. “Algumas vezes essas pessoas chegam ao local com uniformes e se passam por funcionários da empresa, dizendo que estão a trabalho da firma e enganam os moradores”, alertou André.

Também há casos de roubos em Atílio Vivácqua e na localidade de Cobiça, em Cachoeiro de Itapemirim. “É uma pena, pois isso dificulta ainda mais o projeto que temos de implantar na região um trecho turístico da ferrovia, com locomotiva a vapor”, reclamou.

O trecho ferroviário foi instalado na região em 1886 pela antiga ferrovia Leopoldina Railway, com o objetivo de ligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro. Atualmente é administrada pela empresa VLI, no entanto, está desativada.

O delegado de Mimoso do Sul, Rômulo de Carvalho Neto, informou que está investigando o caso juntamente com o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), mas ressaltou que não pode passar mais informações para não atrapalhar os trabalhos.

Com informações Mimoso News / Fotos: Roberto Barbosa

Comentários