VALDECIR GOMES, SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO DO SINDSAÚDE-ES, É SEPULTADO EM CARIACICA


Foi sepultado na tarde da última quarta-feira (23/01/2019) o corpo do Secretário de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Estado do Espirito Santo (Sindsaúde-ES), Valdecir Gomes Nascimento, de 56 anos. Nascido no domingo de 2 de setembro de 1962, em Governador Valadares (MG), o mineiro e capixaba de coração, nós últimos meses enfrentava um tratamento cardíaco, vindo à óbito na madrugada de quarta-feira, no Hospital Estadual Antonio Bezerra de Faria, em Vila Velha (ES), onde era servidor público. 

O militante estava padecendo de problemas cardíacos

O velório seu deu no Hospital Estadual Antonio Bezerra de Faria, em Vila Velha (ES). Já o sepultamento foi às 15h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Nova Rosa da Penha, Cariacica/ES, município onde residia. 

Muita comoção no ato fúnebre que contou com a presença de centenas de pessoas de todas as hierarquias. Com uma só palavra amigos do falecido disseram que a militância por saúde pública de qualidade perdia seu principal expoente no Estado do Espirito Santo. Que era uma perda irreparável de um ser de espírito combativo, que soube defender a saúde pública durante décadas. 

HOMENAGENS

Nas Redes Sociais, líderes sindicais e integrantes de entidades e organizações do movimento social, além de colegas de trabalho, prestaram homenagens a Valdecir Nascimento. O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos-ES), Tadeu Guerzet, lamentou a morte do amigo. 

- Faleceu meu caro camarada Valdecir, do Sindsaúde. Perdemos sua garra, sua convicção na causa do povo e sua alegria nos momentos de descontração. Sua presença seguirá inspirando nossos combates cotidianos -, escreveu. 

O responsável pela Comunicação do Sindsaúde-ES e amigo de longa data de Valdecir, Ronaldo Cassundé, postou que ficou abalado profundamente ao receber a noticia. 

- Meu amigo Valdecir Gomes Nascimento, atual diretor de Comunicação do Sindsaúde-ES, partiu para não mais voltar. A gente se conhecia desde a década de 1990, quando eu ainda era diretor do DCE [Diretório Central de Estudantes] da Ufes. Levarei para sempre o orgulho de, por várias ocasiões, ter participado de jornadas memoráveis ao lado deste guerreiro da luta por saúde pública de qualidade! Siga em paz, camarada-, lembrou Cassundé. 

A Coordenadora da Regional Sul do Sindsaúde-ES, Rita de Cássia Olímpio Martins postou que estava sem palavras pela grande perca. 

- Grande perca, sem palavras para descrever o quanto estou sentindo., Valdecir sempre foi guerreiro em defesa dos servidores é usuários do SUS. Não mediu esforços nas lutas contra as organizações sociais na gestão do Hospital Estadual São José do Calçado-ES e outros. Descanse em paz, amigo Valdecir-, postou Rita. 

INJUSTIÇA SOCIAL

Valdecir, em uma de suas últimas postagens no Facebook, expôs o seu verdadeiro espírito batalhador dizendo que Onde houvesse injustiça social, estaria erguendo a bandeira e disposto a lutar contra a forma da elite de governar excludente. 

O Mineiro, mais que capixaba, em sua trajetória na militância dos movimentos sociais do Espírito Santo, em especial à área da saúde, dedicou grande parte dos seus 56 anos de vida ao movimento sindical em favor da saúde pública capixaba. Em 2018, teve protagonismo em diversas denúncias publicadas pelo Site Século Diário. Ele assinava a denúncia, pois nunca teve medo de se expor. 

Com as informações e foto: Do Paulo Sérgio de Oliveira Serginho / Blog Last Minute News

Comentários