A distribuição de água em Guaçuí deverá estar normalizada até a noite desta sexta-feira (14/12). A informação é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guaçuí que conseguiu finalizar o conserto da adutora mais antiga que havia se rompido depois de um temporal que caiu sobre a região de São Felipe, zona rural do município. Na noite de quarta-feira (12), o Saae já havia consertado a adutora nova que também se rompeu pelo mesmo motivo.
Agora, de acordo com o diretor do Saae, Ivan Viana, o abastecimento de água nas residências de Guaçuí, inclusive do distrito de São Tiago – que recebe água da adutora antiga –, estará normalizado até a noite desta sexta. “A normalização do abastecimento demora um pouco e só deve acontecer até esta noite (de sexta), porque primeiro enchem as caixas dos bairros baixos, para só depois o sistema ter pressão suficiente para encher as caixas dos bairros mais altos”, explica.
Ivan Viana destaca o empenho da equipe do SAAE que conseguiu conter o vazamento provocado pelo rompimento da nova adutora de São Felipe rapidamente, o que possibilitou minimizar o problema de abastecimento, já que a maior quantidade de água que abastece a cidade vem dela atualmente. No entanto, a distribuição para a cidade não foi normalizada por completo, porque a ETA estava com uma vazão de 104 milímetros por segundo (80% do ideal) e, para abastecer a cidade, sem precisar fazer manobras (rodízio entre os bairros), são necessários 120 milímetros.
As equipes se concentraram, então, no conserto da adutora mais antiga e conseguiram finalizar o serviço na noite desta quinta-feira. A partir de então, a ETA voltou a receber a quantidade de água ideal e, agora, é preciso esperar que as caixas d’água das casas sejam abastecidas até toda a cidade estar com a distribuição normalizada. “E economizar água é sempre bom, porque é um recurso natural que precisamos preservar”, enfatiza Ivan Viana.
Fonte: Aqui Notícias
Comentários
Postar um comentário