SÍNDROME DE IRLEN SERÁ MOTIVO DE ATENÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL EM BOM JESUS DO ITABAPOANA


A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, através da Secretaria Municipal de Educação Esporte e Lazer - SEMEEL, investiu no curso de Distúrbios de Aprendizagem, tendo como representante nesse importante evento a Chefe de Divisão de Educação Especial e Coordenadora do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado - NAEE, Ana Amélia Vieira Nazaret que participou do 32º Curso DARV - Distúrbios de Aprendizagem Relacionados à Visão, nos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro realizado no Hospital dos Olhos de Minas Gerais (Clínica Dr. Ricardo Guimarães) em Belo Horizonte-MG.

O Nosocômio Dr. Ricardo Guimarães é um centro especializado em oftalmologia, reconhecido internacionalmente pela excelência no tratamento de distúrbios da visão e a única instituição no Brasil credenciada pelo Instituto Irlen (com Sede na Califórnia – E.U.A.), tendo por sua fundadora a Psicóloga Helen Irlen em 1983.

Na ocasião, foram capacitados 82 participantes das áreas de saúde e educação de vários estados do Brasil e do Distrito Federal, totalizando 5.700 profissionais, cujo principal objetivo consiste na identificação os distúrbios de aprendizagem relacionados a visão, apresentação da metodologia, fundamentação e resultados clínicos sobre a Síndrome de Irlen como é conhecida .

A Síndrome de Irlen é uma alteração visuoperceptual em crianças e adultos e se manifesta com fotossensibilidade, desfocamento à leitura, dificuldades de adaptação a contrastes, dificuldades em manter atenção visual e cefaléias freqüentes. A identificação é realizada por screenrs capacitados durante curso teórico e prático através o Método Irlen que consiste em aplicação de um protocolo padronizado.

A proposta da SEMEEL é realizar o teste de screening ou rastreamento de alunos com possíveis dificuldades visuoperceptuais e intervir de forma adequada.

Em breve, o Prefeito Roberto Tatu enviará um projeto à Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana para instituir o Programa de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Irlen nas escolas do Sistema Municipal de Ensino.

ASCOM PMBJI / Blog Alan Gonçalves

Comentários