II SIMPÓSIO DE RECURSOS HÍDRICOS DO COMITÊ DO BAIXO PARAÍBA DO SUL NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA


A 2ª edição teve como eixo principal a apresentação de estudos e projetos da Bacia do rio Itabapoana.

O prefeito municipal de Bom Jesus do Itabapoana Roberto Tatu e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos Evaldo Gonçalves Junior, participaram do II Simpósio de Recursos Hídricos do Comitê do Baixo Paraíba do Sul que aconteceu no campus do Instituto Federal Fluminense - IFF nos dias 21 e 22 de novembro de 2018.

No evento foram ministradas diversas palestras, com temas variados, dentre os quais, destaca-se:
Professor Flávio Lemos da Universidade Federal Fluminense - UFF, abordando temas voltados a Educação Ambiental; Evaldo Gonçalves Junior, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos e Vice-Presidente do Comitê de Bacias do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, apresentando trabalho sobre as Ações ambientais na Margem Fluminense do Rio Itabapoana; Maria Gertrudes Justy - Meteorologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, explanando sobre as Alterações Climáticas e Previsão do Tempo;

Devido a instabilidade climática na região, as visitas técnicas que seriam realizadas no Parque Sabiá-Laranjeira e UHE de Rosal foram canceladas. No entanto, organizou-se um colóquio com os presentes, tendo por mediador o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos Evaldo Gonçalves e a participação de integrantes da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul - AGEVAP, Defesa Civil Municipal, Instituto Federal Fluminense - IFF, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, onde debateram sobre o tema "Revitalização das principais nascentes e preservação da mata ciliar ao redor do rio Itabapoana".

REFLORESTAMENTO:

Uma das etapas do Seminário consistiu na realização de uma visita in loco a uma área de reflorestamento onde foram incutidas 700 mudas de 60 espécies nativas da Mata Atlântica.

O Objetivo do Simpósio realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana foi o de promover a troca de experiências e apresentação de projetos que contribuam diretamente para uma melhor gestão dos Recursos Hídricos na região.

ASCOM PMBJI / Blog Alan Gonçalves

Comentários