ELEIÇÕES 2018: JUSTIÇA REMOVE FAKE NEWS CONTRA O CANDIDATO AO GOVERNO DO ES RENATO CASAGRANDE


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) determinou a retirada de um vídeo publicado no Facebook, que usa de acusações falsas para denegrir a imagem de Renato Casagrande. Vídeo que presta uma verdadeira desinformação à sociedade e veicula notícias falsas, manipuladas e tendenciosas. A decisão foi proferida pelo juiz auxiliar Délio José Rocha Sobrinho, que determinou a remoção do link, com urgência, no prazo de até 24 horas. 

O criador do vídeo já coleciona processos criminais na justiça, porque não é de hoje que ele usa de suas redes sociais para difundir ataques e acusações mentirosas contra candidatos que não compactuam com a sua posição política (ele é ligado a um movimento conhecido por propagar notícias falsas na internet). Um desserviço para a democracia e uma ameaça grave à transparência das eleições.  Nossa campanha é limpa, decente, feita às claras. Não temos nada a esconder. Mas a verdade precisa ser dita, esclarecida. Vamos em frente!, afirma Casagrande.

Casagrande comenta decisão do TRE sobre fake news

Em visita à Cachoeiro Stone Fair na tarde desta quarta-feira (29), o candidato ao Governo do Estado, Renato Casagrande (PSB) comentou a decisão da Justiça Eleitoral capixaba que acolheu o pedido dele sobre retirada de um vídeo publicado na página do Instituto Liberal do Espírito Santo. O autor do vídeo no Facebook é Lucas da Ré Polese.

“Na minha campanha podem esperar muito respeito aos adversários e denúncias de minha parte contra as chamadas fake news (notícias falsas) que começam a fazer sobre a nossa candidatura. Vamos fazer uma vigilância permanente para que pessoas não usem de mentiras para assassinar a honra alheia”, afirmou o socialista.

Esta é a primeira ação do gênero neste processo eleitoral.  Segundo decisão publicada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), o juiz auxiliar Délio José Rocha Sobrinho determinou ao Facebook a remoção do link, com urgência, no prazo de até 24 horas.

Blog Alan Gonçalves


Comentários