Um levantamento feito pela EDP Escelsa e divulgado nessa terça-feira (03), mostrou que entre os meses de janeiro e junho deste ano, mais de 11 mil clientes nas regiões Sul e Caparaó tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido por causa de pipas agarradas na rede elétrica.
Os municípios mais afetados foram Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Itapemirim, Iúna, Marataízes, Mimoso do Sul e Piúma. Cachoeiro lidera o número de casos na região Sul, com 6.358 clientes prejudicados. Já no Caparaó, a cidade de Iúna desponta no ranking. Ao todo 1301 moradias ficaram sem energia em algum momento.
Segundo a EDP, alguns materiais usados na confecção das pipas, como as rabiolas feitas de fios metálicos, são condutores de energia e aumentam o perigo quando estão em contato com a rede elétrica. Quando encostam nos cabos, além da queda de energia e danos a equipamentos, as pipas podem causar acidentes graves, como queimaduras e até mortes.
O gestor executivo de Atendimento Comercial da concessionária, Evandro Scopel, ressaltou que a brincadeira deve ser feita sempre de forma segura. “As pessoas devem buscar espaços abertos, como parques e campos onde não exista o risco de contato com os fios de energia, pois o contato das pipas com os cabos elétricos acaba causando prejuízo para toda a população com a interrupção da energia nas residências, ruas e praças, por exemplo”, destacou ele.
Fonte: Aqui Notícias
Comentários
Postar um comentário