SAAE DE GUAÇUÍ JÁ SABE O QUE ESTÁ DEIXANDO A COR DA ÁGUA AMARELA


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Guaçuí já sabe o que está fazendo com que a água chegue às casas com a cor amarela. Depois de passar um pente fino em todo o tratamento na Estação do Cristo Redentor e nas captações da Luzia e de São Felipe, a direção da autarquia afirma que a coloração da água não está sendo provocada por sujeira e sim por um alto teor de ferro proveniente de uma das captações.

Na busca feita pelo SAAE, foi detectado que, na captação da adutora da Luzia – que é a mais antiga, já que a de São Felipe entrou em funcionamento ano passado – a água está apresentando uma cor avermelhada. Por isso, foram coletadas amostras e foi fechada a passagem de água da referida adutora, o que bastou para acabar com a mudança na cor da água. “Apesar da água que estava na ETA para distribuição apresentar coloração normal no reservatório, vimos que, conforme adicionado o cloro, começava uma reação que ia amarelando a água, mas isso só se intensificava conforme a água descia pela tubulação que vai para a cidade”, esclarece o diretor do SAAE de Guaçuí, Ivan Viana. “Quando fechamos a água da adutora da Luzia, isso diminuiu e vai cessar conforme a água for se renovando”, completa.

Conforme explica o diretor do SAAE, como já havia sido colocado em comunicados anteriores, a água não está chegando com a cor amarela por falta de tratamento ou por estar suja, contaminada. “Em nenhum momento a água chegou amarela por causa de falta de tratamento na estação e nem por estar suja ou com barro”, afirma. Segundo ele, as amostras que foram coletadas na captação da adutora da Luzia foram analisadas e a coloração está diferente por causa da presença de ferro em excesso. “Certificamos também que a presença do ferro não é da tubulação, mas sim pela presença do metal na água que está chegando à adutora da Luzia”, complementa.

Fonte: Aqui Notícias


Comentários