REALIDADE DA BACIA DO RIO ITABAPOANA É APRESENTADA


Nesta quarta-feira (13/12), usuários de água, representantes da sociedade organizada e do poder público dos nove municípios que compõem a porção capixaba se reuniram na Câmara Municipal de Mimoso do Sul com o objetivo de apresentar o resultado do diagnóstico das condições de uso da água da bacia hidrográfica.

O Itabapoana é um rio de domínio da União e sua bacia abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Sua foz está localizada entre os municípios de Presidente Kennedy (ES) e São Francisco de Itabapoana (RJ). O Comitê Capixaba da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana foi criado no dia 5 de junho de 2017 e reúne os municípios de Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, Muqui e Presidente Kennedy.

O encontro é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Itabapoana.

Planos de Bacias

O trabalho começou a ser elaborado em fevereiro deste ano e será concluído no início de 2018. Ele representa a primeira etapa de desenvolvimento do Enquadramento e Planos de Recursos Hídricos dos rios Itabapoana, Itapemirim, Itaúnas, Novo e São Mateus. Trata-se de um processo de planejamento no qual é necessário conhecer a realidade atual dos recursos hídricos da bacia e aspectos relacionados, visando definir ações para assegurar a disponibilidade de água com qualidade adequada aos usos pretendidos.

Fonte: Mimoso Infoco



Comentários