ORQUÍDEAS TRANSFORMAM VISUAL DE PRAÇA EM GUAÇUÍ


A Praça João Acacinho no centro de Guaçuí ganhou um novo visual na manhã desta sexta-feira (15/12), com a implantação do Projeto "Orquídeas na Praça". Mais de 70 orquídeas foram amarradas nas arvores da tradicional praça resultando em um belo colorido paisagístico.

Em apenas quatro dias, moradores e empresas doaram mais de 75 belas orquídeas para implementar a primeira fase do projeto. A ação foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e contou com uma ampla divulgação nas redes sociais e apoio da imprensa com a participação de clubes de serviços do município.

A data escolhida para amarrar as orquídeas nas árvores não foi por acaso o dia 15 de dezembro, por ser comemorado o Dia do Jardineiro. "Nossa equipe de paisagismo e jardinagem cuida com grande zelo dos nossos jardins e nada mais justo nesta data, a população estar retribuindo todo esse carinho doando as orquídeas que transformaram significativamente o visual da Praça João Acacinho", informa o secretário de Meio Ambiente Roberto Martins, que contou com apoio de clubes de serviço e imprensa do município.

Estiveram presentes ao evento a Prefeita Vera Costa, vereadores, comerciantes, membros do Lions, Rotary, Maçonaria, policiais ambientais, professoras, comerciantes, voluntários, professores, alunos, jardineiros, equipe de Comunicação Social da PMG, dentre outros,

Segundo o presidente do Rotary Clube de Guaçuí Wilkes de Oliveira, "apoiamos o inédito projeto por trazer muitos benefícios ao nosso município com pessoas sérias à frente, melhorando ainda mais o paisagismo, incrementando o turismo e respeitando o meio ambiente. Vamos transformar essa praça em Praça das Orquídeas”, concluiu.

Segundo a Semmam, as orquídeas vendidas comercialmente são cruzamentos feitos pelo homem e podem ser doadas. Lembrando que é proibido por lei retirar orquídeas da mata.

A prefeita Vera Costa de forma entusiasmada agradeceu a presença de todos e enalteceu a iniciativa. “Guaçuí está de parabéns. É visível os resultados no paisagismo em nosso município, e esse exemplo demonstra que é possível envolver a comunidade em iniciativas que tragam benefícios para todos, valorizando ainda mais esse espaço importante de lazer. Afinal, Guaçuí é a nossa cidade de flores”, concluiu.

Todas as doações foram devidamente cadastradas junto a Semmam. As pessoas que desejarem ainda a fazer suas doações é só entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio ambiente que continuará a receber as orquídeas para outras fases do projeto.

 Importante saber:

Nunca se deve retirar uma orquídea da mata. Ela pode estar em extinção e, ao retirá-la, diminui o número de espécies na natureza.

A maioria das plantas morre quando retirada de seu habitat natural e, das que sobram, uma grande parte não consegue se adaptar ao cultivo em vaso.

Dificilmente se consegue reproduzir em casa as condições de cultivo tão delicadas que a planta tem na vida "selvagem": algumas espécies são muito exigentes com relação à umidade e à iluminação, e exigem cuidados excessivos.

Algumas plantas estão protegidas por leis, tornando a retirada delas de seu habitat natural um crime ambiental.

Divulgação Blog Alan Gonçalves


Comentários