POLÊMICA - REUNIÃO QUE SERIA SOBRE CONSTRUÇÃO DE NOVAS HIDRELÉTRICAS NO RIO ITABAPOANA TEM CONTEÚDO MUDADO APÓS DENÚNCIA NO BLOG ALAN GONÇALVES


A CEMIG mudou o tema de uma reunião que seria sobre implantação de duas novas hidrelétricas sobre o Rio Itabapoana, (clique aqui e relembre), para o tema de "Programa Proximidade chega à Usina Rosal, da Cemig".

O tema da reunião mudou após o Blog Alan Gonçalves jogar no ventilador uma reunião que seria de cortinas fechadas, no próximo dia 9 de Novembro, na Pousada do Vovô Zinho, em Guaçuí-ES.

A matéria publicada no site do Blog Alan Gonçalves, as 13 horas desta terça-feira (31/10/2017), denunciando a reunião teve o título o seguinte título: "ATENÇÃO BOM JESUS E TODA REGIÃO BANHADA PELO RIO ITABAPOANA - COMUNICADO URGENTE!!!". E após grande repercussão por todo Brasil, com mais de 100 mil acessos, a reunião será abortado outro assunto.


O Blog Alan Gonçalves tem provas em ligação gravada, as 15h45 da tarde do dia 30/10/2017, onde a própria CEMIG informou por telefone ao blog que a reunião seria sobre a construção de novas hidrelétricas, e somente a imprensa e convidados por eles poderiam participar desta reunião. E num momento oportuno, o áudio da ligação virá a público, e todos terão conhecimento.

Veja abaixo o conteúdo que a CEMIG enviou por e-mail ao Blog Alan Gonçalves nesta quarta-feira (01/11/2017), as 10h33 da manhã:

O Programa Proximidade, da Cemig,  chega à Usina Rosal, na próxima quinta-feira (09/11). O evento acontecerá na  Pousada Vovô Zinho, em Guaçuí, no Sul do Espírito Santo, com o objetivo levar às comunidades próximas à hidrelétrica um debate sobre procedimentos de segurança adotados nas operações do reservatório.

Por meio do Proximidade, a Cemig estimula o relacionamento com a comunidade, abordando, além da segurança e operação em barragens, temas como condições climáticas, aspectos socioambientais e, no caso da Usina Rosal, a situação hidrológica do Rio Itabapoana. Segundo o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo, essa educação voltada para recursos hídricos tem impacto relevante na vida das comunidades, visto que os períodos de seca prolongada e de chuvas intensas são determinantes para as operações nas usinas.

“Estabelecer esse canal de comunicação com a população local promove a troca de informações ágeis e seguras, possibilitando, dessa forma, a redução de efeitos nos casos de enchentes ou secas”, explica Marcelo de Deus. As ações do Proximidade também envolvem o diálogo e a integração com órgãos que atuam nas áreas de segurança e prevenção dos efeitos das enchentes, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Nesse sentido, será fomentada, ainda, uma discussão que abordará a temática “Cultura da Emergência e Prontidão - Preparação ao Plano de Ação de Emergência da UHE Rosal”, em atendimento à Lei 12.334/2010 (Lei de Segurança de Barragens), como meio de sensibilização das comunidades e lideranças municipais da região, em especial os órgãos de defesa civil. O público presente também esclarecerá suas dúvidas em relação aos temas propostos.

Usina Rosal

As operações na Usina Rosal começaram em 1999, um ano após o início de sua construção. Localizada entre os municípios de  Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Guaçuí (ES) e São José do Calçado (ES), a hidrelétrica possui duas unidades geradoras e sua potência instalada é de 55 MW.

Blog Alan Gonçalves



Comentários