DICA DE SAÚDE DA UNIDAS FARMA - DOR NA NUCA: O QUE PODE SER?


A dor na nuca normalmente não é sinal de um problema grave, sendo mais comum em casos de excesso de tensão, provocada por situações como estresse emocional, aumento da pressão arterial ou ansiedade, por exemplo. Normalmente, nestes casos também é possível sentir o pescoço mais rígido e uma dor em ambos os lados da nuca.

No entanto, existem alguns casos em que a dor na nuca pode ser sintoma de um problema mais grave como meningite ou aneurisma, mas, nestes casos, geralmente é acompanhada de enjoo intenso, vómitos ou febre.

1. Pressão arterial alta 

As situações que provocam aumento exagerado da pressão arterial, como estresse emocional ou depressão, por exemplo, são uma das principais causas de dor na nuca, levando também ao surgimento de outros sintomas como rigidez do pescoço e dor muscular nas costas. Nestes casos, a dor na nuca mantém-se estável, não piorando ao longo do tempo.

Como tratar: a melhor forma de aliviar este tipo de dor é relaxar durante o dia para tentar diminuir a pressão arterial e evitar a contração dos músculos. Para isso, pode-se participar em atividades relaxantes como yoga, pilates ou massagens, por exemplo. No entanto, no momento da crise deve-se descansar e colocar compressas geladas no local da dor. Em casos de depressão, é importante seguir o tratamento recomendado pelo psicólogo ou psiquiatra.

Divulgação Blog Alan Gonçalves


Comentários