APIACÁ E BOM JESUS DO NORTE SÃO OS MUNICÍPIOS COM MAIOR INCIDÊNCIA DE RAIOS NO ESPÍRITO SANTO


Os 10 municípios com maior incidência de raios no Espírito Santo estão todos na região Sul do estado, segundo o levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado na segunda-feira (25/09). Apiacá, Bom Jesus do Norte e Dores do Rio Preto são os municípios com maior ocorrência.

O estudo foi realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Inpe a partir de uma rede que integra diferentes tecnologias para detectar raios em superfície e identificar os raios com maior precisão.

A cidade do Espírito Santo com maior incidência de raios é Apiacá, com 2,46 raios por quilômetro quadrado. Seguida de Bom Jesus do Norte (2,10) e Dores do Rio Preto (1,97).

O número é muito pequeno, se for comparado com o restante do país. A cidade que apresentou maior índice foi Santa Maria das Barreiras, no Pará, com 44,32 raios por quilômetro quadrado. No ranking nacional, Apiacá ocupa a 3.617ª posição.

Apesar de pequenas, a incidência de raios na região Sul do Espírito Santo é maior que a dos municípios da Grande Vitória, por exemplo. Na capital, a incidência é de 0,65 raios por quilômetro quadrado.

Levantamento nacional

Comparado a outros estados, o Espírito Santo tem pouca incidência de raios. No Brasil, quem registrou maior densidade foi o Tocantins, com 17,1 raios por quilômetro quadrado, seguido do Amazonas (15,8) e do Acre (15,8).

Os outros estados que completam a lista dos 10 primeiros estados com maior densidade de raios são: Maranhão (13,3), Pará (12,4), Rondônia (11,4), Mato Grosso (11,1), Roraima (7,9), Piauí (7,7) e São Paulo (5,2).

Fonte: G1 Espírito Santo


Comentários