CONSULTA PÚBLICA PARA CRIAÇÃO DE CONSERVAÇÃO DE REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE DA MATA DOS MACACOS DE CARABUÇU
No dia 21 de junho de 2017, foi realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, uma consulta pública para discutir a proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre denominada Mata dos Macacos.
Os trabalhos foram abertos por Edison Torres da Silva Júnior, presidente do evento, que convidou as autoridades presentes para a composição da mesa: Roberto Tatu, prefeito municipal, Paulo Sérgio do Canto Cyrillo Filho, vice-prefeito, Evaldo Gonçalves Júnior, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, Carlos Freitas de Araújo, Diretor do IFF-Bom Jesus, Aerton Teixeira, representante da EMATER-Rio Bom Jesus, Washington Assis Nogueira, vereador e representante dos proprietários das terras do ReVis, Maurício S. Zanon, professor do Instituto Politécnico de Ensino (IPE), Marcelo Teixeira Batista, representante do Rotary Club de Bom Jesus do Itabapoana, Valdeir Crisóstomo, vereador e representante da Câmara Municipal.
O prefeito municipal abriu as falas cumprimentando os membros da mesa e demais participantes da reunião, e ressaltou que o Meio Ambiente será sempre uma prioridade deste governo, que estava muito satisfeito, pois nunca tinha estado em uma Audiência Pública de Meio Ambiente com tamanha presença dos munícipes.
O secretário municipal, Evaldo Gonçalves Júnior frisou que o Meio Ambiente está sendo levado a sério por meio de conhecimento técnico e parceria efetiva entre a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, Emater-Rio, Instituto Federal Fluminense, EMATER-RIO, IPE e sociedade local.
A bióloga Maria Inês Tederiche Micichelli explicou sobre a Lei do SNUC, e sobre a obrigatoriedade de elaboração de Estudo Técnico e a Consulta Pública pelo órgão executor. E que embora seja o setor público responsável por criar o Refúgio, a sociedade é co-responsável por sua criação, pois é a sociedade civil que deverá acompanhar, fiscalizar, cobrar e tomar as decisões para a viabilidade e manutenção do ReVis, quando assim definido pela Lei supracitada.
Após todas as informações e esclarecimentos ficou decidido democraticamente e por unanimidade, que o nome do REVIS será Refúgio de Vida Silvestre Jorge Assis de Oliveira (Mata dos Macacos).
ASCOM PMBJI / Blog Alan Gonçalves
Comentários
Postar um comentário