MONTEIRO LOBATO E O DIA DO LIVRO INFANTIL COMEMORADO EM BOM JESUS DO NORTE


Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil. Em Bom Jesus do Norte a data foi lembrada, nesta quinta-feira (20/04),  com o Projeto Biblioteca na Praça, uma iniciativa do Departamento de Cultura, ligado a  Secretaria Municipal de Educação que reuniu, aproximadamente, 150 alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental,   na Praça Astolpho Lobo no centro da cidade, local onde foi  promovido roda de leitura,  pintura e teatro.

A boneca  Emília, Narizinho, Dona Benta, Marquês de Rabicó e tantos outros personagens fruto da inspiração de Monteiro Lobato, foram lembrados através das rodas de leitura, teatro e oficina de pintura. Segundo Kayc Rosa, Diretor de Cultura e coordenador da biblioteca municipal, o projeto contou com total apoio das bibliotecárias das escolas, além da direção das unidades escolares. Ele destacou também que a principal proposta, além de homenagear o escritor, foi levar os livros até a comunidade, sair do ambiente tradicional da biblioteca, como uma forma de  despertar o interesse da comunidade em visitar o espaço literário;  e proporcionar aos alunos uma interatividade maior com os livros e com colegas de outras escolas.

Na abertura do projeto, representando o Prefeito Marquinhos Messias que cumpre agenda em Vitória, esteve a Vice- Prefeita Angélica Baptista, que destacou a importância da proposta. “Livros são os mais silenciosos  e constantes amigos;  os mais acessíveis  e sábios  conselheiros; e os mais pacientes professores. Essa proposta é bem interessante, pois é o livro criando "asas", saindo das estantes...das escolas” destacou Angélica.

A Biblioteca Municipal, Romeu Couto, em Bom Jesus do Norte atua em parceria com a Biblioteca Pública Estadual e conta com, aproximadamente, 14 mil títulos de diferentes autores. Além das obras de autores nacionais, o espaço conta também com obras em diversas línguas, tais como: Espanhol, Frances e Inglês.  O espaço é aberto ao público no horário de: 8 às 17h as segundas, quartas e sextas-feiras; e as terças e quintas-feiras de 8 às 21h.

ASCOM PMBJN / Blog Alan Gonçalves


Comentários