GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO DEMITE ASSESSORAS APÓS "MENSAGEM POLÊMICA" AO DIA DO JORNALISTA


Duas assessoras de comunicação do Governo do Estado, que teriam sido as responsáveis por uma publicação no Facebook em "homenagem" ao Dia do Jornalista, foram exoneradas nesta sexta-feira (07/04). A mensagem causou polêmica e recebeu o repúdio de vários profissionais da área, o que fez com que ela fosse apagada pouco depois. Mesmo assim, diversos prints do post circularam pelas redes sociais durante o dia.

A publicação era composta de um pequeno vídeo de um macaco batendo em um teclado de computador acompanhado da mensagem: “Hoje é o dia do batedor de release. Parabéns, amigos jornalistas. Hoje é o nosso dia”.

Após a postagem ser apagada, a jornalista e superintendente de Estado de Comunicação do Espírito Santo, Andréia Lopes, usou a mesma rede social e publicou um pedido de desculpas aos profissionais da área.

Confira:

"Peço desculpas publicamente em nome da Superintendência Estadual de Comunicação e do Governo do Espírito Santo pelo post absurdo publicado em nossas redes sociais em referência ao Dia do Jornalista, na manhã desta sexta-feira (07). Eu e minha equipe também nos sentimos ofendidos com essa publicação, que não nos representa, não representa a classe jornalística e o respeito que cada um dos profissionais merece. Como jornalista há 19 anos, profissão à qual me dedico com muito orgulho, eu também me sinto envergonhada e indignada com o desastre da abordagem num dia tão especial para todos nós. Nada justifica. Estava justamente reunida com nossos jornalistas que integram a Rede de Comunicação do Governo quando fui surpreendida com a notícia da publicação. Pedi imediatamente para que o post fosse retirado do ar, mas, como sei que isso não basta, fiz questão de pessoalmente me retratar publicamente com os colegas de profissão, que têm todo o respeito e admiração pelo trabalho diário que desempenham. Esse post definitivamente também não reflete o sentimento do Governo do Espírito Santo. Os jornalistas são profissionais essenciais para a democracia, são os olhos e a voz da sociedade, são motivo de orgulho, e não de brincadeiras que não têm nenhum tipo de explicação aceitável para que tenham sido feitas."

Confira a nota na íntegra:

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo e a Fenaj lamentam e repudiam a atitude do governo estadual em postar nas suas redes sociais uma imagem de um macaco ‘batendo no teclado’ com os dizeres “hoje é o dia do batedor de release. Parabéns, amigos jornalistas.” ignorando assim toda a formação ética e social dos profissionais responsáveis por levar informação de qualidade à sociedade. 

A postagem teve o repúdio de centenas de jornalistas e demais cidadãos indignados com a mensagem alusiva ao Dia do Jornalista, que ao contrário de valorizar a profissão, menosprezou toda capacidade dos profissionais na realização de suas atividades.


O Sindicato exige que o governo Hartung se retrate perante à sociedade em respeito e valorização a categoria e tomará todas as medidas cabíveis para resguardar os profissionais."


A reportagem entrou em contato com a Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom), mas a superintendência ainda não se pronunciou sobre a exoneração das servidoras.

Fonte: Folha Vitória

Comentários