1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DA MULHER EM APIACÁ


A Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa sexta-feira pela manhã, no auditório do Ministério Público de Apiacá, a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher, com o tema: “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”.

Dezenas de pessoas compareceram ao evento, entre autoridades locais, como o Prefeito Fabrício Thebaldi, a Secretária Municipal de Saúde, Carmerina Guizzi, Secretários, Vereadores e representantes da sociedade civil.

Dando início ao evento, o Coordenador de Atenção Básica do Município, Flávio Oliveira, fez o uso das palavras, orientando as mulheres a estarem constantemente fazendo o exame de Mamografia, além de direcionar os caminhos para conseguir os atendimentos necessários, dando medidas de como lidar com toda a burocracia da saúde pública.

A Secretária Carmerina Guizzi lembrou que muitas ações não dependem do Município, mas também de um plano do Ministério da Saúde, enviando Delegados e propostas para serem discutidas a nível Estadual e Nacional gradativamente. A Secretária ainda risou a importância do papel da mulher na sociedade, a igualdade de gêneros e a conquista de uma melhor qualidade de vida. “Sem saúde ninguém chega a lugar nenhum”, completou a Secretária.

Após agradecer ao público presente, o Prefeito Fabrício Thebaldi orientou sobre a importância do Agente de Saúde. “É papel do Agente Comunitário ver o comportamento e a saúde das pessoas, antes que elas cheguem ao hospital. Remediar é pior do que prevenir”, finalizou o Prefeito, passando as palavras para a Palestrante do dia, Sylvia Helena Vicente Rabello, Enfermeira formada em Saúde Pública, Gestão em Saúde Pública, Aperfeiçoamento no impacto da violência na saúde e Mestrado em Ciência e Educação.

A palestra foi dividida em quatro tópicos: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas conseqüências na vida e na saúde das mulheres; vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres; políticas públicas para as mulheres e a participação social.

De uma forma bem descontraída e dinâmica, a Palestrante falou por cerca de noventa minutos sobre os temas abordados.

Uma conversa com o público deu fim ao evento, com a apresentação de propostas para a melhora no atendimento de saúde da mulher, dicas de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti e a eleição para composição dos Delegados que participarão da etapa regional. Foram eleitos: Liniker Guesi, João Costa Neto, Luciana Pedroza e Ana Maria D’alvaro.

ASCOM PMA / Blog Alan Gonçalves

Comentários